Edital nº 153/2019

Convoca candidatos para avaliação psicológica 

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ
CONCURSO PÚBLICO nº 01/2019
 
EDITAL Nº 153-P/2020 – CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
 
O MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ/RS, Pessoa Jurídica de Direito Público, representado pelo Prefeito Municipal, no uso de suas atribuições legais, em razão do Concurso Público n° 01/2019, regido pelo Edital n° 153/2019, de 30 de setembro de 2019, torna público o presente Edital para comunicar e divulgar o que segue:
 
1. CONVOCAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
1.1. Convocam-se os candidatos aprovados no Exame de Aptidão Física para a Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório, constantes no Anexo Único deste Edital.
 
1.2. A Avaliação Psicológica ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, situada na Rua Florianópolis, n° 350, Cohab A, Gravataí/RS, no dia e horário especificado a cada grupo de candidatos, conforme Anexo Único deste Edital.
 
1.3. A Avaliação Psicológica seguirá as determinações do Edital n° 153/2019, de 30 de setembro de 2019, assim como o Decreto Municipal n° 15.622, de 22 de fevereiro de 2017, e a Resolução n° 001, de 19 de abril de 2002, do Conselho Federal de Psicologia (CRP).
 
1.4. A Avaliação Psicológica será realizada por profissional da área de psicologia, cujos laudos enunciarão as condições de habilitação dos candidatos para o desempenho das funções de Guarda Municipal na Prefeitura Municipal de Gravataí/RS.
 
1.5. Para ser aprovado na Avaliação Psicológica, é necessário que o candidato seja considerado “Apto”.
 
1.5.1. Para ser considerado “Apto”, o candidato deverá atingir os níveis esperados presentes no item 9.3.10.1 e subitens do Edital n° 153/2019.
 
1.6. Serão utilizados instrumentos para avaliar o perfil psicológico profissional do candidato, a fim de verificar sua capacidade de adaptação e seu potencial de desempenho positivo, definidos segundo os parâmetros estabelecidos pela definição do Perfil Psicológico Profissional, por meio das características e dimensões (níveis) respectivas presentes no Edital n° 153/2019.
 
1.7. A inaptidão na avaliação psicológica não pressupõe a existência de transtornos mentais, indica, tão somente, que o avaliado não demonstrou os parâmetros exigidos para o desempenho do cargo na avaliação.
 
1.7.1. A inaptidão do candidato, quando ocorrer, produz efeitos apenas para o presente processo de seleção, referindo-se aos padrões de adaptação e desempenho do Concurso em andamento, em nada interferindo no que se refere ao prosseguimento do seu exercício profissional normal.
1.8. O candidato deverá apresentar-se para a avaliação psicológica com antecedência mínima de 30 (trinta) minutos do horário marcado para seu início, munido de:
 
a)  Documento de identidade, em perfeitas condições de uso, inviolado e com foto que permita o reconhecimento do candidato acompanhado de cópia simples do mesmo;
 
b) 2 (duas) canetas de material transparente de tinta preta ou azul;
 
c) 2 (dois) lápis nº 2 (dois), bem apontados;
 
d) 1 (um) apontador;
 
e) 1 (um) envelope tamanho A4, na cor parda (preferencialmente);
 
f) 4 (quatro) folhas de papel branco tamanho A4.
 
1.9. Não será levada em consideração qualquer alteração psicológica ou fisiológica passageira na data estabelecida para realização da avaliação psicológica.
 
1.10. Não haverá segunda chamada, independente do motivo alegado pelo candidato, nem realização de exame fora da data, local e horário estabelecidos neste Edital.
 
1.11. Não serão aceitos testes psicológicos provenientes de outros psicólogos como substituição ou forma de contestação ao resultado da avaliação psicológica aplicada neste concurso.
 
1.12. Não será admitido, em hipótese alguma, o ingresso de candidato nos locais de realização da avaliação psicológica após o horário fixado para o seu início.
 
1.13. No dia da realização da avaliação psicológica, não será permitida a entrada de candidatos portando armas e/ou aparelhos eletrônicos.
 
1.14. É recomendado que o candidato durma bem na noite anterior ao dia de realização da avaliação psicológica, se alimente adequadamente, não beba e não ingira nenhum tipo de substância química, a fim de estar em boas condições para a realização desta etapa.
 
1.15. Da divulgação dos resultados constarão apenas os candidatos avaliados como aptos por número de inscrição e documento.
 
1.16. Os candidatos considerados inaptos no resultado final poderão requerer em forma de recurso a solicitação de entrevista devolutiva.
 
 
 
Gravataí/RS, 07 de fevereiro de 2020.
 
 
 
Marco Alba
Prefeito Municipal de Gravataí
OBS: O anexo está disponível em formato PDF. 

Assinado por: GABRIEL GONCALVES CHAGAS